AFPD terá manhã de autógrafos e oficina de brinquedos

Evento com Conceição Rosa, autora do livro ‘O brinquedo mais legal do mundo’, acontece sábado, dia 18, das 10h às 12h, na Associação dos Funcionário Públicos de Diadema

Por Marina Costa

Baseado em fatos reais, o livro “O brinquedo mais legal do mundo”, de Conceição Rosa, escrito em 2007 mas publicado somente em outubro deste ano, é o primeiro de uma coleção infantil que ainda será publicada. Depois do lançamento na casa de Conceição, em Americanópolis, a Associação de Funcionários Públicos de Diadema receberá uma manhã de autógrafos com a autora, no dia 18 deste mês, das 10h às 12h. O evento terá uma oficina de brinquedos para interação entre crianças e suas famílias e a participação do Coletivo de Afro Empreendedorismo de Diadema.

“São dois primos: o Gabriel, meu filho, e o Guilherme, que, apesar de o nome não aparecer no livro, é o narrador. Na época, eles tinham 4 anos. O meu sobrinho chegava aqui em casa e não entendia os brinquedos que fazíamos com o Gabriel com pote de iogurte, rolinho de papel higiênico, caixa de sabão… Também por ser muito pequeno, ele não entendia nossas alternativas, mas como meu filho gostava muito dos brinquedos, o Guilherme acabava entrando na brincadeira. Daí surgiu a ideia do livro”, explica a escritora, que pretende publicar mais uma obra no ano que vem.

Além de estimular a criatividade e garantir interação entre pais e filhos desde a construção, eles também se mostram como uma opção sustentável. “Feitos com material de sucata, os brinquedos alternativos são até uma forma de reaproveitar, valorizando a embalagem do produto para a confecção de um brinquedo, e também uma forma de estar junto. Eu sempre trabalhei o dia inteiro e o tempo de estar com eles era muito precioso. Então, eu procurava fazer alguma coisa, principalmente brincar junto”, ressalta Conceição, que é professora de turmas de crianças de 5 anos e levou a atividade também aos seus alunos e suas famílias, por meio de oficinas realizadas neste ano nas escolas em que trabalha.