GCM dá posse a novo comandante e entrega novas armas

DSC_3250A Guarda Civil Municipal de Diadema (GCM) ganhou novo comando nesta terça, dia 24, em evento na Praça da Moça. Na ocasião, o atual comandante da corporação, José Cícero de Sousa, recebeu o comando da GCM do ex comandante Valdinar Siliro da Hora. A transferência do cargo contou com a presença do prefeito Lauro Michels, dos comandantes do 24 Batalhão da Polícia Militar de Diadema, da Delegacia Seccional, da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), além dos comandantes da Guardas Civis dos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Ribeirão Pires, vereadores e secretários municipais.

No evento também houve a entrega de novas armas (pistolas Taurus calibre 380) para os guardas da GCM, que substituirão os antigos revólveres calibre 38. “A aquisição das novas armas tem como objetivo garantir mais segurança à população, além de mais eficácia para os GCMs em suas operações”, afirma o secretário de Defesa Social, coronel Marcel Soffner.

Após o término da cerimônia houve o início do lançamento das Operações Conjuntas de Trânsito e Policiamento Preventivo com o Detran (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo) e as Polícias Civil e Militar.  As viaturas e equipes se deslocaram para três locais da cidade onde realizaram operações com bloqueios policiais.

Investimentos

O prefeito Lauro Michels destacou as parceiras e ações que a Prefeitura vem desenvolvendo em conjunto com os demais órgãos de segurança estaduais.“Quero destacar a doação do terreno que a Prefeitura fez para o 24º Batalhão da PM; o trabalho realizado em conjunto da Delegacia de Defesa da Mulher e Casa Beth Lobo no combate às mulheres vítimas de violência; e as Operações Integradas com o DETRAN (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo)”, afirmou.

Sete eixos

Durante a cerimônia, o secretário de Defesa Social destacou dois itens dos sete eixos das diretrizes de segurança para Diadema: diálogo constante com o governo, imprensa e segmentos da sociedade; e integração e ação conjunta periódica de todas as forças de segurança da cidade. “Entendemos que a cooperação das forças de segurança é necessária, pois a solução dos problemas é conjunta. Somente com o apoio das demais corporações é que poderemos reduzir os índices de criminalidade e aumentar a percepção de segurança para a população”, afirmou Soffner. Os demais eixos das diretrizes de segurança são: valorização do trabalho da GCM; pensamento estratégico de gestão; alinhamento institucional com as diretrizes e a visão de futuro da prefeitura; aperfeiçoamento de boas práticas de gestão; e incentivo às práticas de criatividade e inovação na Secretaria.

Novo comandante

Nascido aos 10 de outubro de 1976 em Moreilândia, sertão de Pernambuco, o novo comandante é filho de agricultores e casado. José Cícero é formado em Matemática e pós-graduado em Gestão Ambiental e ingressou na GCM de Diadema em abril de 2000. Integrou a equipe de CDC (Controle de Distúrbio Civil) por seis anos, dos quais comandou três. Ele passou por todos os cargos da carreira na corporação até conquistar o primeiro lugar em concurso interno para inspetor, o mais elevado na carreira. Ocupava o cargo de subcomandante da GCM desde 2015.