Prefeito de Ribeirão, Kiko e Taka Yamauchi se reúnem com David Uip

Em reunião com David Uip, secretário de Saúde do Estado o prefeito Kiko solicitou aproximação entre setores técnicos para agilizar processo de liberação de recursos

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, reuniu-se com o secretário de Estado de Saúde, David Uip, e equipe técnica do Departamento Regional de Saúde no ABC, para reforçar pedido de apoio estadual para a conclusão das obras do Complexo Hospitalar da cidade. A deputada estadual Clélia Gomes participou da agenda, realizada no gabinete de Uip.

Durante o encontro, o chefe do executivo ribeirãopirense destacou a importância de se manter alinhamento e aproximação entre os setores técnicos do Estado e do município para agilizar o processo de análise da documentação apresentada pela Prefeitura para a liberação dos cerca de R$ 7,4 milhões estimados à conclusão das obras da unidade hospitalar.

“As equipes da Prefeitura estão empenhadas para fornecer ao Estado todas as informações necessárias. Contamos com o apoio estadual para que, o mais brevemente possível, possamos retomar e concluir a construção do Complexo Hospitalar. Apesar de ser uma obra iniciada há quase dez anos, e que não avançou na última gestão, temos o compromisso com a população de solucionar os impasses do passado e melhorar a qualidade dos serviços prestados”, explicou Kiko.

Também participaram da reunião desta manhã a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas, e o secretário de Obras da cidade, Takaharu Yamauchi. No encontro, a Prefeitura pediu especial atenção à análise de toda a documentação solicitada pelo Estado no último mês, prontamente entregue pelo município. Na relação de documentos estão a atualização de cronograma de obras, planilha comparativa do que foi executado e do que ainda precisa ser feito na unidade, e histórico do Complexo Hospitalar.

“Esta foi uma reunião produtiva de trabalho. Precisamos entender os problemas e encontrar as soluções. E é fundamental regionalizarmos as soluções. Cabe ao Estado ajudar o município no término das obras. Tão importante quanto isso é termos plano operativo (da unidade) compatível com a realidade do município e da região”, observou o secretário de Estado de Saúde, David Uip.

Em março deste ano, o prefeito Kiko apresentou ao governador Geraldo Alckmin projeto do Complexo Hospitalar e solicitou apoio para a retomada e conclusão das obras. O Estado sinalizou positivamente o repasse do recurso solicitado. As obras no local estão paralisadas desde 2013.

“Além de trabalhar pela retomada e conclusão das obras, estamos reavaliando o perfil de atendimento na unidade, para que esteja de acordo com a realidade da saúde regional, que teve mudanças tanto na oferta de serviços como nas demandas da população do ABC nesta última década. O prefeito Kiko determinou que esta seja uma ação prioritária para a cidade, assim como a melhoria dos atendimentos de saúde prestados em toda a rede municipal”, explicou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.