Veterinários residentes da USP promovem evento com conceito na saúde dos bichos

cãoNo Dia 04 de fevereiro o Parque Villa Lobos receberá pela primeira vez, das 10H às 17H, o programa organizado pelos Médicos Veterinários residentes do programa de Residência Multiprofissional do Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo (HOVET-USP). Conhecido como SASF – Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária, o evento chega a sua 3ª edição com o objetivo de retornar à comunidade o conhecimento adquirido no programa de residência e assim transformar os Médicos Veterinários Residentes em agentes multiplicadores científicos e agentes de saúde pública.

O intuito é conscientizar e informar ao público sobre a necessidade dos cuidados com o bem-estar de animais de estimação que refletem na saúde das próprias famílias e, também, ampliar a compreensão da atuação do médico veterinário na saúde pública, em questões que vão do controle de qualidade dos alimentos ao combate às zoonoses. Tem ainda o papel social de repassar o seu conhecimento e conscientização para a comunidade paulistana a respeito de posse responsável, família multiespécie, medicina preventiva e a prevenção de acidentes relacionados aos cães, gatos, pets não convencionais e equinos, além da integração com outras áreas da saúde.

Aos tutores que cuidam de pets exóticos ou de espécies não convencionais, neste dia poderão esclarecer dúvidas a respeito da rotina, saúde e comportamento.

O 3º SASF Vet terá como tema a Saúde Única, conceito crescente que relaciona diretamente a saúde do homem, do animal e do meio ambiente, onde não há equilíbrio sem que haja respeito, cuidado e amor entre seres de espécies diferentes. Mas, além do espaço Saúde Única, o público presente também contará com outras duas grandes áreas: o de Guarda Responsável e deZoonoses, Segurança Alimentar e Produção Animal.

O evento terá ainda diversas atividades lúdicas e de lazer para toda família, como pintura de rosto, montagem de balões em formato de bichinhos, balões de gás hélio, confecção de brinquedos de sucata, além de uma apresentação teatral a respeito da posse responsável realizada pelo Projeto Santuário.

Sobre o Hospital Veterinário da USP:

O Hospital Veterinário, criado em 1981, congrega os Serviços vinculados de cinco Departamentos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e tem como objetivo o atendimento de casos de interesse didático e científico.

Sobre a Residência Médica e o SASF:

A Residência em Medicina Veterinária integra um programa do Ministério da Educação que engloba a oferta de bolsas de treinamento em diversas áreas da Saúde. O objetivo do MEC com a criação de tal programa é a formação de profissionais conscientes de seu papel social e capacitados para a promoção da saúde coletiva. Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária, SASF VET, é um evento que foi criado pelos residentes do ano de 2014 do Hospital Veterinário da FMVZ-USP junto ao conselho de residência, com o apoio da diretoria do HOVET-USP e diretoria da FMVZ-USP.

Sobre o Projeto Santuário:

O Projeto Santuário é um projeto educativo de extensão universitária, criado em 2009, que emprega os princípios da medicina veterinária do coletivo para o manejo das populações de animais urbanos, com o objetivo principal de capacitar o estudante de medicina veterinária a promover a boa convivência entre seres humanos e animais, tornando-os assim, agentes sociais transformadores e diminuindo o número de animais abandonados, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida animal e humana. Como também auxiliar na formação de uma nova consciência na população, principalmente nas crianças que ao adquirirem uma visão diferenciada em relação aos animais, poderão disseminá-la em casa e na comunidade.

As ações desenvolvidas pelo grupo são principalmente de cunho educacional, sendo estas feitas por meio de peças teatrais infantis realizadas em escolas e palestras para adultos (trabalhando paralelamente aos mutirões de castração realizados por ONGs em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo), além de publicações em meio acadêmico.

www.projetosantuario.fmvz.usp.br

Serviços:

Evento: 3ª Edição do Sasf Vet

Quando: 04 de fevereiro

Local: Parque Villa Lobos

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05461-010 – Telefone: (11) 2683-6302

Horas: a partir das 10H, apresentação teatro às 11H e às 15H

Contato: contato@sasf.com.br

Classificação: São bem-vindos, crianças, adultos e seus respectivos animais.

Ingresso: entrada franca